O que fazer em um dia em Istambul

A única cidade do mundo que se encontra metade na Europa e metade na Ásia atrai turistas todos os anos, pois possui uma riqueza cultural e histórica muito diversificada. A divisão dos dois continentes em uma mesma cidade se dá pelo estreito de Bósforo, o qual liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e que delimita os dois continentes no meio do país.

Mesmo que a capital da Turquia seja Ancara, Istambul é a maior cidade do país, sendo o polo industrial, comercial e turístico. Confesso que não sei se conheceria Istambul se não fosse por motivos familiares, aliás, nunca pensei que conheceria a Turquia. Mas a cidade e a cultura totalmente diferente do que estava acostumada a ver em outras viagens – nunca vi um povo tão patriota – me surpreenderam, e tenho certeza de que voltarei mais vezes.

Mas antes que isso aconteça, pode ser que você se encante pela terra muçulmana e queira conhecer a cidade. Por isso quero compartilhar meu roteiro com os pontos turísticos que não pode ficar de fora da sua viagem.

 

Emirgan Park

O parque Emirgan, sem dúvidas, é um dos mais lindos que já vi na vida! Localizado no bairro Emirgan, é o maior parque público de Istambul. Conhecido por suas tulipas, em abril acontece o Festival das Tulipas, e o parque todo é tomado por elas. Aliás o que muitos não sabem é que as tulipas não são originárias da Holanda, e sim da Turquia, tanto que o símbolo de Istambul é uma tulipa!

Este slideshow necessita de JavaScript.

A administração do local se preocupa em fazer desenhos com as flores que colorem ainda mais o parque. Além disso, por toda parte é possível encontrar seguranças chamando a atenção das pessoas que querem chegar muito próximo aos jardins, tudo isso pela preservação. No parque é comum ver famílias e amigos fazendo piqueniques, mas também é muito comum ver casais de noivos fotografando nos jardins. Além disso, é possível encontrar cafés e restaurantes maravilhosos e com uma vista incrível para o Bósforo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Bósforo

Como citei anteriormente, Istambul está localizada no continente europeu e asiático, e o que divide os dois lados é o Estreito de Bósforo, um canal que separa a cidade. Por ele é possível fazer passeios de barco e até mesmo atravessar de um lado para outro, o que é muito mais rápido do que ir de carro, pois as únicas duas pontes que ligam a cidade sempre estão congestionadas de carros. O trânsito de Istambul é insano!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você não gosta muito de passeios e barco como eu sugiro que vá até a beira do Bósforo para apreciar a paisagem, tomar um chay (chá turco) e passar algumas horinhas observando o quão linda a cidade é.

 

Grand Bazaar

Um dos antigos mercados cobertos do mundo, o Grand Bazaar foi inaugurado em 1461, e até hoje é um dos principais pontos turísticos de Istambul, pois comercializam o que o país tem de melhor: joias, tecidos, cerâmicas e especiarias. Além disso, é possível encontrar cafés, restaurantes, casas de câmbio, e muitas lojas de souvenirs e artigos para decoração. Estima-se que são mais de 60 ruas cobertas divididas em milhares de lojas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas o que os turistas devem saber é que o preço que está na etiqueta, nunca será o valor final. Os turcos adoram pechinchar e se você não pedir descontos, você pode ser visto como mal-educado. Por isso, use e abuse da arte de pechinchar, eles adoram e você economiza!

 

Centrinho de Ortaköy

Um dos bairros de Istambul que fica próximo ao Bósforo, tem uma das mais belas vistas das duas pontes que separam o lado europeu do lado asiático. O bairro parece cenário de filme, pois em tardes quentes e ensolaradas os cidadãos e turistas se misturam entre bares, restaurantes, cafés, sorveterias e em torno das diversas mesquitas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Amanda Krainer

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Wagner Bastos disse:

    PARABÉNS AMANDA KRAINER, ESTAMOS AQUI NA TURQUIA ISTANBUL E REALMENTE UM PAÍS PATRIOTA E CHEIO DE MISTÉRIOS E SEGREDOS, E UM GRANDE NÚMERO DE LUGARES LINDOS PARA SE CONHECER, MARAVILHOSO.
    PARABÉNS

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s